terça-feira, 22 de outubro de 2013

Uruguai: a Fortaleza de Santa Teresa

Fortaleza de Santa Teresa, no Uruguai.

A Fortaleza de Santa Teresa é um lugar surpreendente, pela sua beleza e importância histórica. Passamos por lá, pois era caminho pro Chuí e eu havia lido um pouco a respeito do local, mas não esperava nada muito além de uma construção antiga e alguns canhões. A surpresa foi que além da construção (ou melhor, das construções- incluindo até mesmo uma balada, que funciona na alta temporada) e dos canhões, o lugar é um enorme parque, cheio de trilhas, áreas verdes e um visual deslumbrante, que fez valer o passeio até lá, mesmo com tempo chuvoso e frio.

A história da Fortaleza de Santa Teresa

Tudo começou em 1761 com o fim do Tratado de Madrid (que definia limites precisos entre os domínios espanhóis e portugueses, no Novo Mundo), quando Portugal tratou de rapidamente construir uma fortificação na região do Chuí para impedir o avanço espanhol após a reconquista de Colônia do Sacramento. Porém, em 1763, ainda no período de construção do forte, a Espanha tomou o local dos portugueses e ampliou a construção, tendo em vista que a localização de Santa Teresa era considerada estratégica ante a ameaça de invasão de portugueses e de ingleses.
A Fortaleza volta a ter grande papel estratégico no período de luta pela independência do Uruguai, quando ele fazia parte do Império do Brasil, na chamada Cisplatina. Hoje, pertence ao Uruguai e é a principal fortificação do país, que tornou-se um Parque Nacional, na década de 80.

Parque de Santa Teresa

O Parque de Santa Teresa foi criado para preservar a Fortaleza e ocupa uma área de quase três mil hectares e teve um intenso trabalho de reflorestamento, hoje apresentando mais de dois milhões de árvores de diversas espécies e tamanhos. Dentro do parque há praias, áreas de camping, museus e a própria Fortaleza, que, na verdade, ocupa uma pequena parte do seu território. De dentro da Fortaleza, conseguimos ouvir o gostoso barulho do mar, mas apesar dela estar num local alto, não conseguimos avistá-lo. Isso dá dimensão do tamanho do lugar.
Fortaleza de Santa Teresa, no Uruguai.
Passeando pelo Parque de Santa Teresa
A Fortaleza é de uma beleza incrível e sua arquitetura foi concebida em formato de um pentágono e em cada um de seus vértices há um ponto de observação, estratégico na época das intensas invasões estrangeiras.
Fortaleza de Santa Teresa, no Uruguai.
Formato pentagonal da Fortaleza de Santa Teresa
Fortaleza de Santa Teresa, no Uruguai.
Um dos vértices da Fortaleza com uma pequena cabine de observação, vista do lado de fora da construção
Dentro da Fortaleza, conseguimos visitar várias salas com a história do lugar e também conhecemos a maquete de todos os fortes do país. Visitamos também a antiga capela, a cozinha utilizada pelos soldados e, como não poderia deixar de ser, os canhões espalhados por todo o perímetro interior da edificações.

Fortaleza de Santa Teresa, no Uruguai.
Canhões
Fortaleza de Santa Teresa, no Uruguai.
No interior da Fortaleza
A beleza do lugar me encantou, assim como toda a história contida ali.
Sem dúvida é um lugar que merece ser visitado com calma e atenção.

Mais do Uruguai


Nenhum comentário:

Postar um comentário