segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Varadero? Não, essa é a Playa Mar Azul!

Playa Mar Azul
Playa Mar Azul (foto do celular)

Era nosso último dia em Cuba e não só: era também dia do meu aniversário. E quer jeito melhor de aproveitar as duas coisas, do que ir pra uma praia tipicamente caribenha de água azul bebê e areia branquinha? Poderia ser Varadero, mas pra que pagar caro nos resorts da região, se podemos ir pra uma praia localizada no meio do caminho entre Havana e Varadero e com o relevo exatamente igual ao famoso balneário? Sim, esse lugar existe e chama-se Playa Mar Azul, muito frequentada pelos habaneros, principalmente nos finais de semana. Fomos com Estela e Jeferson, nossos anfitriões em Havana e passamos um dia delicioso, que eu já relatei, em parte, no post anterior e continuarei aqui, mostrando as belezas dessa praia paradisíaca.

Playa Mar Azul


Depois de acordamos cedo e já termos passeado pela famosa Calle Obispo, seguimos numa maquina (carros antigos, que ajudam no caótico sistema de transporte cubano) para nosso principal destino do dia, a Playa Mar Azul. Logo na chegada já me encantei com o lugar, que faz jus ao seu nome. Um mar lindo e inacreditavelmente azul. O dia estava um pouco nublado e isso atrapalhou um pouco o visual, já que tínhamos que esperar o Sol abrir para apreciar aquela belezura, mas a espera valia a pena. A cada aparição do astro-rei, ficávamos de boca aberta com a beleza daquele lugar. Jeferson e Estela nos disseram que em dias de Sol pleno, a praia fica ainda mais bonita e eu fiquei imaginando como poderia ser. Segundo eles, que conhecem Varadero, a Playa Azul não perde em nada para o o irmão mais famoso. A única diferença é que aqui a praia fica mais cheia, já que é pública e muito frequentada pelos cubanos, o que pra nosso estilo de viagem agrada muito mais do que ficar isolado num resort sem conhecer a realidade local. 

Playa Mar Azul, a preferida dos moradores de Havana
Foto do celular

Mas o curioso é que mesmo sendo muito frequentada, a quantidade de pessoas na praia não se compara ao que temos que encarar nas praias brasileiras, como Praia Grande, ou Ubatuba, nos finais de semana do verão brasileiro. Nas fotos, conseguimos ver como a disputa por espaço é tranquila e todos conseguem espaço nas sombras dos coqueiros, ou nos sombreiros das barracas. Aqui, todos tem seu lugar ao Sol, ou à sombra, conforme sua preferência. Mesmo num domingo calorento.

Playa Mar Azul, a preferida dos moradores de Havana.
A praia preferida dos Habaneros (foto do celular)

Achamos um coqueiro pra chamar de nosso e sentamos em sua sombra. Ali, ficamos o resto do dia, levantando apenas pra tomar banho de mar, comprar uma cervejinha e comer. Aliás, o almoço foi um dos pontos altos do dia, já que Estela e Jeferson conheciam todo o esquema pra economizarmos na refeição e comemos uma comidinha super gostosa e barata, numa embalagem de papelão bem roots. 
Nessa altura da viagem, já vivíamos praticamente como cubanos, mas era chegada a hora de partir. Não só da praia, como do país. Uma melancolia começou a bater, pois nos apaixonamos verdadeiramente por aquela ilha e sua gente.

Playa Mar Azul, a preferida dos moradores de Havana
Thiago curtindo o mar de águas cristalinas (foto do celular)

Mas sabemos que a despedida não foi definitiva e significou apenas um "até breve" . Um país como Cuba é de uma magia indescritível, que só quem conhece pode sentir. Não só pelas tantas descobertas sobre um regime polêmico, como pelas pessoas encantadoras, amigas e acolhedoras que deixamos (temporariamente) pra trás. 


Mais sobre Cuba:

5 comentários:

  1. Olá! Não consigo encontar a Playa Mar Azul no mapa.... rs.... teria um outro nome em espanhol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janice. Fiz uma pesquisa aqui na no GoogleMaps e descobri que eles marcam "Playa del Este" no lugar que fica Mar Azul. É curioso, porque em realidade são várias "playas del este" e Mar Azul é só mais uma delas. De qualquer forma, procure assim que você encontrará: Playas del Este! ;)
      Abraços

      Excluir
    2. Em tempo: achamos também algumas referências da Playa Mar Azul como "Santa Maria del Mar"!

      Excluir
  2. Li todos os posts e gostei muito!!! Meu estilo de viagem é um meio termo entre a comunicação (tenho um pouco de vergonha de interagir) e gostar de estar entre os locais, por isso me identifiquei muito. Obrigada pelas úteis informações e as fotos são lindas!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nívia. Sou tímida e também sinto um pouco de vergonha de interagir, mas me permito passar horas observando o cotidiano e a cultura local. E assim sem perceber vou fazendo amigos no caminho... rs
    Que bom que gostou dos posts! Volte sempre! :)

    ResponderExcluir