Políticas do Blog



O Nativos do Mundo nasceu em 2013 com o objetivo de compartilhar experiências de viagens sustentáveis e com foco em desenvolver o turismo local, prioritariamente comunitário. Ele é escrito por mim, Ana Christ, mas com participação especial do meu companheiro de viagens e da vida, Thiago Alves. Para saber mais sobre nosso percurso e  sobre nossas motivações para escrever essas linhas tortas e espontâneas, você pode acessar aqui

Ganhar dinheiro com o blog não é prioridade nesse espaço e para manter nossa coerência pessoal e transparência com os leitores, fazemos questão de deixar claro nossa maneira de lidar com a monetização e o compartilhamento de informações.

Sobre o conteúdo dos posts

Todo e qualquer conteúdo aqui publicado é produzido por mim, Ana Christ, ou por meu parceiro, Thiago Alves e é inteiramente baseado em nossas experiências pessoais. Escrevo exclusivamente sobre lugares que visitei e experiências que vivi. Qualquer conteúdo diferente disso (como por exemplo: post de algum convidado, ou lugares que desejo conhecer) será claramente sinalizado. 
Informações complementares sobre história, geografia e qualquer dado científico adicional são frutos de pesquisas informais.

Sobre fotos e imagens

A logomarca desse blog foi desenvolvida pelo meu irmão, Gui Christ, designer e fotógrafo e que gentilmente nos presenteou com esse logo que muito nos alegrou. Seu trabalho autoral, você pode conhecer aqui.
A grande maioria das fotos aqui publicadas são de minha composição, usando duas câmeras (Canon DSRL Rebel XSi e Canon PowerShot G15). Quando uso fotos ou imagens de terceiros, respeito as licenças de cada fotógrafo, usando o Creative Commons e dou o crédito do mesmo na legenda da imagem. Se não há crédito na foto, entenda que sou eu a fotógrafa.


Sobre os comentários

Os comentários em qualquer postagem desse blog são muito bem-vindos. Tento responder todos os comentários e tirar as dúvidas que aparecem, mas lembre-se de ler o post inteiro e os demais comentários para saber se sua dúvida já não foi respondida antes. E use mesmo a caixa de comentários. Ela é o lugar certo para trocarmos informações sobre os destinos. Fico muito feliz de receber comentários, pois é uma maneira de saber que não estou falando sozinha... 
Comentários ofensivos, racistas, preconceituosos ou difamatórios serão apagados, bem como os que configurem spam ou propaganda disfarçada. Não perca tempo entrando aqui para xingar alguém ou apenas para deixar o link para seu site.

Sobre parcerias e filiações

Justamente por sermos exigentes com a qualidade do blog, ainda não fechamos nenhuma parceria com empresas. Quando (e se) aparecer uma proposta que se encaixe no nosso perfil, deixaremos  isso claro para os leitores. 
Portanto, empresas que queiram fazer negócios conosco, leiam esse texto com calma para saber se, de fato, sua proposta se encaixa nesse blog. Não teremos dificuldades para dizer NÃO a qualquer parceria que fuja da política e objetivos desse blog. 

Como forma de monetização do Nativos do Mundo, participamos desde 27 de setembro de 2015 do Programa de Filiados do Booking, um site de reserva de hotéis no mundo todo, que tem como grande vantagem o fato de que na (na maioria das vezes) não é exigido pagamento antecipado da reserva. Eu e Thiago costumamos usá-lo quando viajamos com programação mais organizada. Nunca tivemos problemas com o serviço deles, então, me sinto confortável de indicá-lo aqui. 
A filiação com o Booking acontece da seguinte maneira: quando você acessa o site deles a partir do Nativos do Mundo e faz uma reserva, eu recebo uma pequena comissão. Para você, não muda nada e isso não encarece um centavo no custo da sua hospedagem. Para mim, é uma gotinha a mais na conta que tenho com a empresa. As várias gotinhas das várias pessoas que reservam pelo meu blog vão se somando e, quando somam um valor determinado, eles me repassam o dinheiro. Ainda não cheguei ao valor mínimo de repasse e estou aguardando ansiosamente pelo nosso primeiro dinheirinho vindo do blog, então, se você tem uma viagem programada e utilizará o Booking para suas reservas, pode ajudar esse blog acessando por um dos nossos links (clique em cima da palavra Booking e você já estará lá) e tenha certeza que fará dois blogueiros felizes. 




Sobre viagens a convite e cortesias

Aceitamos convites para viagens e cortesias, desde que se enquadrem no perfil do Nativos do Mundo e, principalmente, desde que nossa liberdade de expressão esteja garantida e assegurada.  Isso quer dizer que só aceitaremos uma cortesia, se pudermos escrever sobre a experiência oferecida de forma sincera e pessoal, mesmo que isso implique em dar uma opinião negativa. Se você pretende nos oferecer uma cortesia, leve isso em consideração.
Ainda não aconteceu nenhuma viagem à convite, nem de cortesia e até hoje sempre pagamos por todos os serviços que utilizamos. Se alguma viagem assim acontecer ela será claramente sinalizada nos posts dela decorrentes, mantendo a política de  completa transparência com nosso leitor.

Sobre banners e espaços publicitários

Não gosto de poluir a leitura das postagens, de tal forma que sempre o conteúdo terá espaço privilegiado neste blog. Banners e espaços publicitários, quando houver, serão em locais que não atrapalhem a leitura e, principalmente, serão de serviços que estejam alinhados com nosso proposta. 

Sobre troca e venda de links

Não troco, nem vendo links, ou palavras chaves. 
Faço questão de divulgar blogs que gosto e empresas e serviços com as quais fico satisfeita, mas sempre de forma espontânea e sem pedir nada em troca. Nenhum link externo aqui encontrado foi cobrado e os uso exclusivamente para compartilhar informações complementares ao meu conteúdo.

Sobre posts patrocinados/publieditoriais

Não faço. Simples assim. 

Sobre Direitos Autorais

Eu adoraria liberar este blog para uso em Creative Commons, apenas com restrição ao uso comercial. Sou totalmente favorável a isso e até coloco minhas fotos em CC BY-NC-SA 2.0. Mas, infelizmente, o Google não compreende esse pensamento e se confunde quando dois conteúdos iguais são publicados em páginas diferentes, o que pode me prejudicar em eventuais buscas.
Por isso, não posso permitir que você copie o conteúdo deste blog, mesmo me dando o crédito. 
Só o que posso permitir é que você copie uma pequena parte do conteúdo e coloque um link para cá, convidando os seus leitores a ler material completo no Nativos do Mundo. Aí, sim. Aliás, até agradeço se você fizer isso.
Em relação às imagens publicadas aqui, nem todas são de propriedade do autor deste blog (você pode ver o nome do fotógrafo nas legendas). Então, respeite os limites das licenças de cada uma. 

ps: compartilho o posicionamento sobre Direito de Uso do Blog Gabriel Quer Viajar, de quem sou grande admiradora. Ele escreve a respeito aqui



É importante lembrar...

Nativos do Mundo é integrante da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), organização que estabelece diretrizes éticas a serem seguidas por seus membros, portanto, para desenvolver nossas políticas, partimos de algumas já previamente construídas pela Rede e a partir delas desenvolvemos outras próprias.

Leu tudo e acha que sua proposta se enquadra com nosso perfil? Que bom! Ficamos felizes! Então, mande-nos sua mensagem no email:


nativosdomundo@gmail.com