Quem escreve


"... Que a importância de uma coisa seja medida
pelo encantamento que a coisa produza em nós.
Um passarinho na mão de uma criança
é para ela mais importante que a Cordilheira dos Andes."
(Manoel de Barros)
Nativo de Parnaíba (Piauí)

Quem escreve essas linhas tortas sou eu, Ana Christ, sonhadora e idealista por natureza, encantada por diferentes culturas, principalmente se são sustentáveis e construídas coletivamente.
Thiago Alves é o meu parceiro nessa aventura: do blog e da vida. Nunca escreveu uma linha, mas é quem cuida dos bastidores, ou melhor dizendo, da parte tecnológica desse nosso filho virtual. E não tenho dúvidas que é graças ao Thi que esse espaço existe. Não só pelo seu papel de desenvolvedor do site, mas também como desenvolvedor de nossas viagens e aventuras mundo afora.

Esse despretensioso blog nasceu em abril de 2013, quando eu e Thiago voltávamos das fabulosas Cataratas do Iguaçu e eu resolvi escrever sobre a experiência que tivemos por lá. O nome que escolhemos, num primeiro e quase infantil impulso foi Blog Por Aí, justamente porque a ideia era ser algo descontraído e simples. Portanto, me parece impossível falar sobre quem somos sem mencionar esse importante momento da vida desse blog, que ocorreu justamente quando decidimos mudar seu nome para Nativos do Mundo. Para isso, compartilho abaixo o texto que escrevi sobre essa mudança (que ocorreu em julho de 2015), onde todo a nosso percurso até aqui foi explicitado. Segue o texto na íntegra:


Meu objetivo ao criar o Blog Por Aí era de ter um diário de bordo, um lugar para organizar as ideias após cada experiência de viagem, o que sempre me causa grandes reflexões, pensamentos e também, angústias e dúvidas de difícil resolução, que escrevendo vão ficando mais claras aos poucos. Além disso, a possibilidade de também unir à isso minhas fotos, sempre me foi interessante, já que essa é outra das minhas paixões. Nunca pretendi (nem pretendo) escrever dicas, sugerir roteiros, nem fazer propagada de destinos e nem sabia que essa possibilidade existia até entrar nesse mundo cibernético, onde fui conhecendo aos poucos novas possibilidades.

Eternamente, por aí...
Descobri, assim, inúmeros blogs e sites de viagem, alguns, apaixonantes e inspiradores; outros, com propostas bem diferentes das nossas, mas não menos interessantes. E muitos, MUITOS mesmo, com o nome muito parecido com o nosso. A sensação, a cada nova descoberta de mais um blog com nome semelhante era de que todos estavam por aí tendo as mesmas ideias que nós. Já fazia tempo que nos incomodava ter esse nome tão comum, talvez por uma necessidade eminentemente burguesa de exclusividade e autenticidade. Toda vez que o assunto vinha à tona, pensávamos em mudar, mas acabávamos por concluir que isso era uma bobagem e um capricho e deixávamos o assunto de lado.

Nativa das Ilhas Uros (Lago Titicaca/Peru)
Foi assim até que o recentemente Thiago começou a se interessar mais em participar do blog e sua primeira ideia foi termos um domínio próprio. Demorei a entender o que isso significava e, mais ainda, a ver alguma vantagem disso (e ainda não compreendo muito bem, em realidade), mas certo é que esse espaço foi ganhando importância pra mim e hoje tenho um imenso carinho por tudo que construí aqui, a ponto de pensar que, sim, minha dedicação merece um espaço mais bacana e com mais possibilidades, mesmo que eu ainda não saiba muito bem que possibilidades sejam essas.

Nativo de Sanctu Spiritus (Cuba)
E foi dessa maneira que me deixei seduzir pela ideia de comprar o tal domínio, o que imediatamente levou ao surgimento de um novo problema: que domínio comprar? Evidentemente que Blog Por Aí já estava registrado, assim como qualquer variante disso. A única alternativa era mesmo retomar a antiga ideia de mudar o nome e efetivá-la em definitivo. E aí que imediatamente nova pergunta surgiu: que nome escolher?


Nativos da Amazônia
Essa foi uma tarefa árdua. Matutamos por alguns dias, fizemos um Brainstorm de possibilidades que se encaixassem com nossa proposta, pesquisamos as que já existiam, voltamos a pensar no Por Aí (confesso que me apeguei à esse nome singelo) e eis que um nome emergiu e imediatamente me seduziu: Nativos do Mundo. Além de sonoro, ele me remeteu a algumas situações que tem tudo a ver com a proposta do blog. Por um lado, é uma referência direta a um dos motivos que nos fazem viajar: imergir nas culturas locais e nos hábitos e tradições dos nativos dos lugares que conhecemos. Por outro lado, é impossível pra mim não pensar que somos todos nativos desse mundão grande sem porteira, independente de onde tenhamos nascido, afinal fronteiras são invenções puramente imaginárias e estamos todos nesse mesmo barco, chamado Planeta Terra.

Nativa de Itaoca (Paraty/RJ)
Assim, rebatizamos nosso blog. O Por Aí continua como Nativos do Mundo com a mesma proposta, a mesma filosofia, a mesma ideologia. Provavelmente, outras mudanças virão no futuro e que elas sejam bem vindas. Mas a curiosidade e encanto pelo desconhecido que nos faz ir de encontro ao mundo continuará a mesma ao do primeiro dia que escrevi nesse espaço, isso eu não tenho dúvida.


Entre em contato conosco pelo email:

nativosdomundo@gmail.com