domingo, 24 de julho de 2016

Pelo Algarve: a Ponta da Piedade

Ponta da Piedade, no Algarve, em Portugal.

A Ponta da Piedade é um dos cartões-postais do Algarve. E não é pra menos. Suas falésias e rochas laranjas avançam no mar e formam desenhos mágicos. Diferente da Praia da Marinha, em que não é possível explorar a base das rochas, aqui na Piedade, a natureza  favoreceu os visitantes e com uma ajudinha bem humana foi possível a construção de uma escada, que desce barranco abaixo, nos levando até o mar para apreciar esse espetáculo da natureza. Também é possível conhecer a região num passeio de barco, onde os visitantes passam por várias grutas até chegar no auge do passeio que é justamente aqui. Nós escolhemos o caminho mais árduo (e barato) e fomos explorar a Ponta da Piedade à pé, até porque já tínhamos feito o passeio de barco na Praia da Marinha e queríamos ter outra experiência aqui.


Ponta da Piedade, no Algarve, em Portugal.
Detalhes do caminho

A Ponta da Piedade fica em Lagos, cidade que nos encantou desde o primeiro contato e contei todos os motivos do encanto nesse post. Desde o centro  da cidade são 3km de uma estrada que passa pelas famosas Praia Dona Ana e Praia do Camilo, terminando literalmente numa pontinha de terra, onde fica o Farol da Piedade.

Praia Dona Ana, no Algarve, em Portugal.
Praia Dona Ana
(no caminho para a Ponta da Piedade)

Praia do Camilo, no Algarve, em Portugal.
Praia do Camilo
(no caminho para a Ponta da Piedade)

Na verdade, o lugar onde fica exatamente a Ponta da Piedade não é uma praia na acepção mais recorrente do termo, pois ninguém toma banho de mar ali, já que não tem aquela areia branquinha e macia, que deixa mais confortável a vida do banhista. Mas cheguei a ver um moço corajosa (acompanhado de seu fiel cachorrinho) nadando entre as pedras da região.

Ponta da Piedade, no Algarve, em Portugal.
Ponta da Piedade vista de cima

Como não fomos de barco, chegamos pela parte de cima da Ponta e depois de aproveitar bastante da linda vista da parte superior das pedras, descemos as escadas que nos levaram até o nível do mar, 128 metros abaixo.

Ponta da Piedade, no Algarve, em Portugal.
As escadas que levam ao mar

Como diz o ditado, pra descer todo santo ajuda e descemos alegres e faceiros admirando as impressionantes formações rochosas do caminho. Lá embaixo, quando finalmente chegamos ao mar e vimos aqueles tons entre o azul e o verde da água misturados ao laranja vivo das pedras, foi uma bela surpresa.

Ponta da Piedade, no Algarve, em Portugal.
Descendo...

Ponta da Piedade, no Algarve, em Portugal.
Boniteza que só
 Ficamos bastante tempo sozinhos ali curtindo o lugar e aquelas cores não me cansavam o olhar. Seria capaz de ficar o dia todo ali sentadinha numa pedra apreciando aquela belezura toda, mas logo chegaram outros turistas e nos demos conta que era hora de ir embora. Afinal, ainda tínhamos muito a explorar no Algarve.

Mais sobre o Algarve:

Mais sobre Portugal:

2 comentários:

  1. Fotos e texto caprichadíssimos, que gosto em apreciar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou uma apaixonada por Portugal!
      Obrigada, mais uma vez, pela visita, Maria Gloria! :)
      Beijinhos e boa semana

      Excluir