quinta-feira, 14 de julho de 2016

Sete praias de perder o fôlego no Algarve

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal

Passei dias matutando como escreveria sobre o Algarve. Tantas lembranças boas, tantas memórias belas, que parecia impossível organizar tudo de uma só vez. Foram muitas as praias que conhecemos nos dias que lá estivemos, sendo uma mais linda que a outra, mas pra começar a série de posts sobre a mais deslumbrante região de Portugal, escolhi compartilhar aqui as minhas sete praias favoritas do Algarve. O critério de escolha foi meramente pessoal e sem nenhuma pretensão de ser a única verdade sobre aa região, até porque o mais difícil é achar uma praia algarviana que não mereça estar nessa lista. Levei em consideração o tanto de exclamações do tipo "ohhhh" e "uaaaaau" eu e o Thiago demos, além do tanto que ficamos de boca aberta, ou queixo caído. Critérios rigorosíssimos e com todo um embasamento científico, que poderá ser facilmente reproduzido por qualquer um que visite os mesmo lugares, como todos poderão constatar em sua próxima viagem. Para o Algarve, claro.

A lista das praias está por disposição geográfica, sendo a primeira mais ao sul e as demais sempre seguindo em direção norte (se aproximando de Lisboa). No final desse post, um mapa marca todas as praias.

1- Praia da Marinha, em Lagoa

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal
Praia da Marinha

Sim, como eu disse acima, a lista está numa ordem geográfica, mas a bem da verdade é que logo a Praia da Marinha, a primeira dessa lista, foi a minha preferida do Algarve. Tanto que ela recebeu um post próprio (nesse link), pois andamos bastante por suas rochas e ainda fizemos um passeio de barco por suas grutas, mas em todo caso, ela também precisava estar aqui, apesar da foto acima (e a da abertura desse post) darem apenas um gostinho da beleza que é o lugar, sem dar a real dimensão do que de fato é estar lá. Uma de suas rochas tem um impressionante formato de elefante que eu não cansava de admirar. Sem dúvida, um dos lugares mais lindos que já visitei na vida. 


2- Praia Dona Ana, em Lagos

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal
Praia Dona Ana

Essa era uma das praias que eu mais queria conhecer, mas não tivemos muita sorte com o tempo nas duas vezes que lá estivemos. E ainda fomos no fim de tarde, quando o Sol bate por trás da praia (ao menos, durante a primavera), deixando o ambiente mais escuro do que eu gostaria para fotografar e também mergulhar. Mas, mesmo assim, a Praia Dona Ana mostrou sua beleza e, sem dúvida, entrou na minha lista de preferidas. Ainda mais com esse nome lindo, que eu tanto me identifico! rs
Essa é uma das praias mais famosas do Algarve e um dos cartões-postais da região. Em 2013, ganhou o título de praia mais bela do mundo pela  Condé Nast quase todo ano aparece nas listas de mais lindas da Europa.


3-Praia do Camilo, em Lagos

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal.
Praia do Camilo

Pequenina e espremida entre falésias, a Praia do Camilo fica bem perto da Ponta da Piedade e é possível percorrer a distância entre as duas à pé, que foi o que fizemos. Uma íngreme escada ribanceira à baixo dá acesso à praia, que é bem gostosa. Mas a verdade é que a vista mais bonita é mesmo lá de cima. Assim como suas irmãs famosas, a Praia do Camilo também é considerada uma das mais belas praias do mundo e em 2014 entrou na lista do The Huffington Post.


4- Ponta da Piedade, em Lagos

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal
Ponta da Piedade

Na mesma região geográfica da Praia do Camilo e compartilhando da mesma beleza exótica, a Ponta da Piedade não é exatamente uma praia nos moldes que estamos acostumados (com areia branquinha e área pra banho), mas suas rochas que invadem o mar, formam desenhos tão fenomenais que não tinha como deixar de lado esse lugar. É possível por cima de suas falésias e escadas levam até a área mais próxima ao mar (como na foto acima), mas também existem passeios de barco pelas grutas da região. Escrevi um post completinho sobre esse lugar mágico aqui.


5- Ponta de Sagres, em Sagres

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal
Ponta de Sagres

Só pelo fato de ser na Ponta de Sagres que Portugal faz a curva já seria legal de visitá-la, afinal é aqui o ponto mais sudoeste do país (e da Europa). É só olhar o mapa pra entender, pois fica claro que depois de Sagres, a costa de Portugal se vira completamente e vai assim até o norte do país. 
Mas, além disso, a região tem uma beleza impressionante pela altura de suas falésias e a força do mar, que bate com tudo nas pedras, levantando água até as alturas, num espetáculo bonito demais de se ver. O melhor jeito de conhecer a Ponta de Sagres é visitando a Fortaleza de Sagres, que ocupa todo o promontório que invade o mar, formando literalmente uma ponta. Ali, podemos caminhar por toda a área do forte e admirar a paisagem sem pressa.


6- Cabo de São Vicente, em Vila do Bispo

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal

A foto acima não é exatamente do Cabo de São Vicente e, sim, tirada a partir de lá. Passamos aqui um fim de tarde inesquecível com um pôr do Sol fabuloso, apesar do vento cortante que soprava. Um lindo farol está localizado bem na pontinha do cabo, em que podemos entrar pra apreciar essa paisagem da foto. E o melhor é que o farol só fecha para os visitantes, depois de já estar aceso, ou seja, depois do pôr do Sol, o que garante sempre a possibilidade de estar lá ao entardecer e sem pagar nada por isso.


7- Praia de Odeceixe, em Aljezur

Sete praias de perder o fôlego no Algarve, em Portugal
Praia de Odeceixe
Fonte: Wikimedia Commons

É com tristeza que postei a foto acima, uma das poucas aqui no blog que não é de minha autoria. Isso porque não me restou nenhuma das imagens que fiz da Praia de Odeceixe, já que nesse dia perdi minha querida câmera, que tinha me acompanhado por quase uma década de aventuras. As fotos se perderam, mas as memórias permaneceram vivas dessa praia de mar agitado e com um delicioso rio que desemboca no seu cantinho direito. Odeiceixe está numa região de transição entre o Algarve e o Alentejo e faz parte da chamada Costa Vicentina, uma extensa faixa do litoral entre Odeceixe e Burgau, que é um Parque Natural e tem as paisagens mais selvagens e preservadas do Algarve.







São essas as minhas praias favoritas do Algarve e aqui não entrei em detalhes de nenhuma delas, o que farei nos próximos post.


Mais sobre o Algarve




4 comentários:

  1. Ola Ana,
    Um pouco a sul de Odeceixe, que você refere na sua lista, há uma praia que eu adoro. Fica bem junto ao pequeno povoado de Rogil. Chama-se Praia da Carriagem e eu a considero muito, muito especial. Dê uma olhada nesse post aí, e depois diga o que acha dela... especialmente quando a maré está baixa, é linda! Parabéns pela lista, o Algarve, apesar de muitos defeitos, tem na verdade muitos lugares maravilhosos. Grande abraço desde Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, não conhecia a Praia da Carriagem e me encantou vê-la no seu post! Obrigada por compartilhar aqui! Tenho a impressão que seria preciso uma vida inteira para conhecer as mais lindas praias do Algarve, não? Vocês, portugueses, são felizardos por isso! :)
      Abraços!

      Excluir
  2. Eu sabia que Algarve tinha praias lindas, mas não imaginava que seriam tantas. Em pensar que morei em Portugal e não consegui conhecer esse paraíso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morou em Portugal, Deivson? Que maravilha!
      Agora, precisa voltar pra visitar o Algarve! :)
      Beijinhos

      Excluir